17
3201.2200

DRONE

1. Homologação e Licenciamento

Deve-se entrar com processo junto a ANAC para realizar cadastro dos drones (aeromodelos ou RPA Classe 3) com peso máximo de decolagem superior a 250g é obrigatório e deve ser feito pelo Sistema de Aeronaves Não Tripuladas. Deve-se também fazer todo o processo de homologação e licenciamento junto a ANATEL. Valendo para pilotos e aeromodelos/vant.

2. Documentos obrigatórios durante as operações

Nas operações realizadas com aeronaves não tripuladas (aeromodelos e RPA) com peso máximo de decolagem superior a 250g, os operadores deverão portar documentos obrigatórios. Dentre eles estão o manual de voo, documento de avaliação de risco e apólice de seguro mais os documentos exigidos pela ANAC para cada uma da classe.

Importante

Mais documentos poderão ser necessários de acordo com outros órgãos competentes conforme as normas do DECEA e da ANATEL.

3. Seguro

Obrigatório possuir seguro com cobertura contra danos a terceiros nas operações de aeronaves não tripuladas de uso não recreativo acima de 250g (exceto as operações de aeronaves pertencentes a entidades controladas pelo Estado), Avanzi possui este modelo de seguro.

Depois vem o último existente podia já colocar o formulário abaixo de tudo tbem se conseguir assim o cara nem sai da página.


O novo regulamento da ANAC dividiu as aeronaves não tripuladas em aeromodelos, drones usados para fins recreativos, e aeronaves remotamente pilotadas (RPA), drones utilizados para operações comerciais, corporativas ou experimentais.

DRONES

O termo" drone" é utilizado popularmente para descrever qualquer aeronave (ou mesmo outro tipo de veículo) que possua alto grau de automatismo. No entanto, como não há uma definição formal para o termo, a regulamentação da Agência não utiliza essa nomenclatura, mas sim "aeromodelos" e "aeronaves remotamente pilotadas" (RPA). O que diferencia essas duas categorias de drones é a sua finalidade:

Aeromodelo

É toda aeronave não tripulada com finalidade de recreação.

Aeronave Remotamente Pilotada (RPA)

É uma aeronave não tripulada pilotada a partir de uma estação de pilotagem remota que tenha qualquer outra finalidade que não seja recreativa, tais como comercial, corporativa e experimental.

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber mais?
Clique aqui e Fale Conosco!